Pular para o conteúdo

Vale a pena comprar carro com documento atrasado?

Carro é um bem para investir alto e qualquer centavo economizado vale a pena. Muitas propostas surgem quando um vendedor está interessado em desfazer-se de um veículo, dentre elas vender um carro com documento atrasado. Para quem compra vale a pena? Confira dicas sobre o assunto a seguir e entenda também sobre o Licenciamento e Seguro DPVAT do veículo.

Entendendo mais sobre o documento de carro

Quem já teve a posse de um carro já ouviu muitas vezes a pergunta em uma blitz: “habilitação e documento do veículo”. O tal do documento do carro é o CRV ou Certificado de Registro do Veículo, o seu nome de batismo. Ele é de porte obrigatório e sem ele não é possível comprovar que o veículo é seu ou está com a posse legal dele.

O CRV possui validade anual. Todos os anos é emitido automaticamente uma nova via quando o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) assim que o imposto é pago. Ele deve estar sempre com o motorista (que pode não ser o condutor) e exibido para consulta pelos agentes de trânsito.

Com o vencimento da primeira parcela do IPVA na sua cidade o CRV também entra em atraso. Neste caso deve ser emitida uma nova via assim que os débitos forem pagos. Não há problema vencer desde que o veículo não fique em circulação. Se estiver na garagem sem andar em via pública ele não poderá ser apreendido por cumprir a lei. Mas para circular deve ser atualizado e dentro da validade.

Outro documento que entra em atraso é o Licenciamento São Paulo, pois o mesmo deve ser pago todos os anos junto ao IPVA.

Comprar carro com documento atrasado: bom negócio?

Quando não há como regularizar os débitos os vendedores negociam assim mesmo. Um carro ou moto pode ser um grande peso no orçamento e vender é um bom negócio se não há como manter com a devida manutenção.

Se o vendedor é o proprietário uma negociação sobre os débitos é possível e deve ser realizada. Dois acordos comuns são o interessado em vender fazer um abatimento no valor final da compra e pagar todas as taxas e multas ou pedir que o novo proprietário faça isso abatendo do valor a ser entregue.

Se o veículo está em boas condições não há porque desistir da transação porque com a quitação do débito tudo é resolvido rapidamente.

Verifique documentação e multas antes de comprar

No mundo das negociações avulsas (sem o intermédio de uma empresa séria) vale de tudo para atrair o cliente e contas em atraso de um veículo sempre são escondidas. É muito comum vendedores quando o IPVA do ano é emitido e alguns não podem arcar com os custos do imposto e do veículo venderem em atraso, mas não informar sobre isso.

O preço de venda muito convidativo pode ser sinal desta furada. Também é uma prática comum de mercado vender com multas do condutor anterior. Se IPVA e multas não forem quitados um novo documento do CRV não é emitido e o veículo está irregular.

Mas não há segredo para ser pego de surpresa por um vendedor sacana. Basta consultar no sistema do Detran de sua cidade através da placa se há débitos. Informando nos campos correspondentes letras e os números surgem as pendências sem informar o proprietário. O comprador pode pedir desconto ou a regularização antes de efetivar a transação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *