Pular para o conteúdo

Qual a nota de corte necessária para receber bolsa de estudos em um curso de Medicina

Os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018 e almejam ingressar no curso de Medicina poderão obter abaixo informações sobre inscrições, vagas e nota de corte Medicina Sisu 2019.

O MEC – Ministério da Educação divulgará em breve o Cronograma do Sisu 2019, estabelecendo os prazos de inscrição dos estudantes, da realização da chamada regular, da apresentação da documentação dos pré-selecionados nas instituições e também da participação na lista de espera.

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada desde 2010, ano da realização da sua primeira edição, é o método mais utilizado no país para a seleção de estudantes, através do desempenho obtido no último Enem aplicado.

Dessa forma, para poder concorrer às vagas do Sisu 2019 o estudante deve, entre outros requisitos estabelecidos pelo sistema, participar do exame e obter nota diferente de zero na redação.

Inscrição Sisu 2019

Os estudantes poderão efetuar inscrição exclusivamente através do site oficial do Sisu, no endereço eletrônico. É necessário que o estudante informe seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2018. Em caso de perda será possível recuperar estes dados no site oficial do exame.

No momento da inscrição Sisu cada estudante pode escolher até duas opções de curso e deve optar pela a modalidade de concorrência (ações afirmativas, Lei de Cotas e ampla concorrência).

De acordo com a Lei de Cotas, de 2012, pelo menos 50% das vagas das instituições públicas deve ser reservada para estudantes cotistas (Saiba mais sobre as Cotas do Sisu 2019).

Vagas e Notas de Corte Medicina

As vagas e as notas de corte do curso de Medicina no Sisu 2019 só poderão ser consultadas poucos dias antes do início das inscrições, que estão previstas para a segunda quinzena de janeiro.

Os estudantes poderão consultar as vagas utilizando o filtro da consulta pública, no campo “Curso”, digitando “Medicina”. Todas as vagas oferecidas no país serão apresentadas, separadas por Estado, em ordem alfabética.

Já as notas de corte são atualizadas somente a partir do segundo dia, todos os dias, até o encerramento do prazo de se inscrever. A nota de corte é exatamente a nota do candidato que ocupa a última vaga disponível naquele curso e opção.

Utilizando as notas de corte como base de sua inscrição o estudante pode acompanhar qual é a sua classificação parcial e avaliar suas chances de aprovação naquela opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *